Páginas

11 de outubro de 2012

ONG lança portal com materiais para professores discutirem segurança na internet

Para oferecer recursos aos educadores sobre o uso ético e consciente da Internet, a SaferNet Brasil lançou um novo site que auxiliará os professores a trabalhar a temática na escola. 

O portal www.netica.org.br/educadores disponibiliza uma diversidade de materiais pedagógicos, todos recursos educacionais abertos e gratuitos, para auxiliar na inclusão deste tema em sala de aula, em atividades com os pais e no planejamento pedagógico da instituição em que atua. 

O canal traz sugestão de atividades, cartilhas educativas, vídeos, pesquisas, orientações, dentre outros. Além de utilizar os recursos disponíveis, os docentes podem editar e criar novos materiais a partir das propostas sugeridas, compartilhando com toda a comunidade escolar, amigos e familiares. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, através do programa Desenvolvimento e Cidadania, da GVT, da Childhood Brasil e do Oi Futuro. 

O site surge da necessidade de instrumentalizar professores para que possam potencializar o uso pedagógico da tecnologia, favorecendo a participação juvenil e o engajamento cidadão também na Internet. 

Neste novo espaço, os educadores poderão falar em tempo real, por meio do chat ou e-mail, com uma equipe especializada para receber uma orientação personalizada. A partir do próprio site, os professores acessam o HelpLine Brasil, que é também um canal de orientação on-line tanto para pais e educadores, quanto para crianças e adolescentes. No Helpline Web Brasil (www.helpline.org.br www.canaldeajuda.org.br), os professores receberão orientações sobre riscos e vulnerabilidades que podem comprometer a navegação saudável de crianças e adolescentes na Internet, tais como ciberbullying, sexting, aliciamento sexual, uso excessivo da Internet e jogos online, dentre outros.

Nenhum comentário: