Páginas

29 de maio de 2011

"Waiting For Superman" e uma brilhante reflexão sofre o ensino público

O assunto de “Waiting For Superman” é essencialmente a crise do sistema público de educação norte-americano, mas que serve também à uma reflexão do sistema brasileiro.

As estatísticas são assombrosas: os gastos com educação nos Estados Unidos aumentaram para US$ 9 mil por estudante nos dias atuais, contra US$ 4.300, em 1971. Entretanto, os resultados em matemática e alfabetização mantiveram-se estáticos. Os Estados Unidos ocupam o 25º lugar em matemática e o 21º em ciências no ranking dos 30 países mais desenvolvidos do mundo, e a média de proficiência escolar na maioria dos estados está entre 20% e 30%.

Para apresentar os escabrosos efeitos desses fatos, “Waiting For Superman” se concentra em cinco crianças de diferentes idades e circunstâncias de vida. O que os jovens têm em comum é um interesse pelo aprendizado que é prejudicado por escolas superlotadas, péssimos professores, e falta de atenção dos administradores. O filme contextualiza suas histórias, entrevistando uma série de carismáticos proponentes de reformas educacionais, incluindo Michelle Rhee, uma polêmica defensora do sistema público em Washington, e Geoffrey Canada, um visionário, cuja organização, a Harlem Children’s Zone, conseguiu um impressionante sucesso em convencer os jovens a lutar por uma educação universitária.

Canada e Rhee apontam os maus professores como o principal problema que assola o sistema educacional. Enquanto um bom professor consegue dar conta de 150% do currículo obrigatório, o filme mostra que os maus professores podem lecionar somente cerca de 50%. Como o atual sistema de permanência – apoiado pelos sindicatos (pasmem, mas os dois maiores sindicatos de professores norte-americanos juntos, representam o maior financiador de campanhas presidenciais) – não faz distinções entre profissionais bons e ruins, mesmo os piores professores conseguem um cargo vitalício.

Sem dúvida alguma é um filme estimulante. “Waiting for Superman” venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance de 2010.

Waiting for Superman (2010)
Direção: Davis Guggenheim
Roteiro: Davis Guggenheim,Billy Kimball

Site oficial do filme: http://www.waitingforsuperman.com/action/
Clique aqui e faça o download do filme (legendado) arquivo Winrar - 403MB



<< Agradeço a Ana Luiza pela sugestão do filme. Valeu!>>

Nenhum comentário: