Páginas

25 de setembro de 2010

E aí, já escolheu seu Deputado?

Estamos vivendo dias difíceis. Estamos diante da escolha mais importante das nossas vidas. Precisamos escolher nossos deputados. E olha, isso não é fácil. Temos um cardápio bastante variado. Defensores dos cães, dos avestruzes, dos feirantes, dos aposentados, dos pecuaristas, dos evangélicos, dos católicos, das donas de casa, dos sem teto, sem terra…

Considerando que todos irão trabalhar muito e resolver os problemas que mais nos afligem, aparentemente qualquer escolha será a escolha “aparentemente” ideal. Mesmo para quem tem necessidades muito específicas como: alguém que vá brigar para acabar com os “rapas”. E ele existe! Enfim podemos ficar tranqüilos porque sempre haverá uma boa alma zelando e brigando por nossos interesses, sejam eles quais forem.

Mas na campanha pela TV é assim. Existem soluções fáceis para tudo e todos. Os problemas são sempre simples e as propostas… Bem as propostas, são maravilhosas. Aumentar salários, diminuir os impostos, melhorar a saúde, a educação, acabar com a violência… E o melhor de tudo – TODOS SÃO HONESTOS!

Acusações também sobram aqui e ali e acolá. Vai de a gente acreditar. Não vale pesquisar em outros meios. Tem que decidir pela TV. Resumindo, a campanha na TV parece ter uma única utilidade: deixar os brasileiros tranqüilos. Todos os candidatos são ótimos e irão construir um país ainda melhor.

Nessa hora me pergunto: Onde vocês estavam na hora do mensalão, das sanguessugas, da negociata da reeleição, das privatizações… Onde vocês estavam? Talvez perdidos em alguma floresta tropical. Ou quem sabe trancados em alguma repartição publica federal. Ou ainda quem sabe foram raptados por alguma nave alienígena.

Brincadeiras a parte, sugiro a cada brasileiro que antes de escolher seu deputado pesquise muito. Saiba sobre a vida, trajetória política e sobre a história desse candidato/cidadão. Não se engane a escolha do deputado é essencial para o país e o estado. São eles que legislam, fiscalizam e manejam o orçamento. Se não foi bom, Mude. Se não te agradou, escolha outro.

Vai uma dica. Acesse o site Transparencia.org.br, lá a ONG Transparência Brasil colocou à disposição o histórico dos candidatos à câmara dos deputados. Você terá acesso completo às ações dos deputados, leis e projetos por eles apresentados, seus votos em projetos importantes, inquéritos, despesas de gabinete, bens declarados e casos de corrupção.

No mais procure ser mais critico, investigativo e atuante na escolha do seu deputado. Até porque o corrupto, o ladrão, não chega sozinho as assembléias e a câmara. Alguém votou nele.

Nenhum comentário: