Páginas

2 de agosto de 2010

O Mundo em 2022

Já parou para pensar como você estará em 2022? E o mundo? O Brasil?

Com a intenção de pensar estrategicamente o futuro do Brasil, fixando metas para o ano de 2022, quando o Brasil comemora o bicentenário de sua independência. Foi uma tarefa dado pelo presidente Lula ao ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, quando este assumiu o cargo, em outubro de 2009.

Desta encomenda proverá o Plano Brasil 2022, que envolveu grupos de trabalho formados por técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), representantes de todos os Ministérios, da Casa Civil e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Plano contará com a seguinte estrutura: Capítulo 1: O Mundo em 2022; Capítulo 2: A América do Sul em 2022; Capítulo 3: O Brasil em 2022;  Capítulo 4: Metas.

Os capítulos 1 e 2 já estão disponíveis para consulta e debates e nele encontramos uma  algumas metas para a Educação em 2022.
"Ainda há grandes desafios a enfrentar: 10% da população com 15 anos ou mais, 14 milhões de brasileiros, não sabem ler, escrever e contar, mais da metade dos quais estão no Nordeste; há 30 milhões de analfabetos funcionais, número que tende a crescer em decorrência dos padrões de qualidade do ensino fundamental; além disso, existem graves disparidades nos processos de acesso e conclusão dos ciclos de ensino entre os diferentes estratos étnico-raciais, áreas rurais e urbanas e faixas etárias. Diversas comparações internacionais colocam o Brasil em posição desvantajosa." (trecho retirado do documento)
 
Confira esta e outras informaçõesno site: http://www.sae.gov.br/brasil2022/

Nenhum comentário: