Páginas

11 de setembro de 2009

Pesquisa internacional aponta dados curiosos sobre a educação no Brasil

Education at a glance (Panorama da Educação), uma pesquisa internacional anual divulgada esta semana, apontam dados interessantes sobre a educação no Brasil e no mundo. A Education at a glance é produzida pelo Ines (Indicadores dos Sistemas Educacionais), uma instância da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) responsável pela construção de indicadores educacionais comparáveis internacionalmente, bem como pela elaboração de estudos técnicos, pesquisas e levantamentos para a análise das dimensões da constituição de indicadores.

A pesquisa traz análises sobre o perfil educacional da população adulta dos países participantes, impacto da educação no mercado de trabalho, benefícios econômicos da educação, atendimento escolar nas redes púbica e privada em cada país , relação aluno/professor e tamanho das turmas, além de informações sobre gastos em educação. Participam do estudo os membros da OCDE e aqueles associados à organização, num grupo que inclui, além do Brasil, países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Japão, Chile e México.

Veja abaixo algumas informações acerca do Brasil trazidas pela pesquisa:

- No Brasil, mais de 60% da população de 25 a 64 anos não concluiu o Ensino Médio;
- Para os que concluíram o Ensino Superior, as taxas de emprego são de 91% para os homens e 82% para as mulheres.
- A renda aumenta substancialmente com a conclusão do nível médio de ensino e nível superior, tanto nos países mais ricos do mundo quanto no Brasil. Na maioria dos países os ganhos excedem 50% para os que concluem a educação superior - no Brasil, esse aumento excede os 100%.
- O tamanho das turmas no País é de aproximadamente 29 alunos por turma no Ensino Fundamental.
- Entre os professores participantes da pesquisa,os do Brasil são os que gastam menos tempo em atividades de ensino e aprendizagem (70%) e os que mais consomem tempo de aula na manutenção da ordem na classe (18%).


Clique aqui e veja outros destaques do Brasil na publicação.

A publicação Education at a Glance 2009, assim como o sumário executivo, os dados e as tabelas on-line podem ser obtidos por meio de download gratuito no site www.oecd.org/edu/eag2009

Nenhum comentário: