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18 de setembro de 2009

Alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs): avaliar para o desenvolvimento pleno de suas capacidades

Um dos maiores desafios da escola é identificar e desenvolver as capacidades de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). A avaliação educacional diagnostica permite conhecer melhor esses aprendizes, identificando suas NEEs, motivações, hábitos, conhecimentos, níveis de autoestima, facilidades ou dificuldades em determinadas áreas do saber ou do fazer. A avaliação da aprendizagem também pode contribuir ativamente nesse sentido, de modo a incentivar esse aluno a aprender e a se desenvolver. A forma tradicional de avaliar não considera seus limites e potencialidades, colaborando para que fique retido por não aprender, o que é injustificado, incoerente e inconstitucional. Embora a avaliação diagnostica tenha apresentado significativa evolução na Educação Especial, progredindo da visão clínico-médica para a concepção de inclusão educacional e social, ainda persistem dificuldades na elaboração de instrumentos para uma avaliação da aprendizagem capaz de contribuir para o crescimento e a autonomia desses alunos. Este trabalho, por meio de uma revisão da literatura especializada, intenciona refletir sobre a contribuição da avaliação educacional, nas áreas do diagnóstico e da aprendizagem, para o desenvolvimento pleno desse alunado. Leia artigo completo


FERNANDES, Tereza Liduina Grigório; VIANA, Tania Vicente
Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009

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