Páginas

20 de agosto de 2009

Faca de dois gumes

Um excelente instrumento de comunicação, troca de informação e de promoção do conhecimento, a internet também requer muito atenção e cuidado dos pais, quanto ao seu uso por crianças e adolescentes.

Numa recente pesquisa feita pela companhia de segurança de computadores Symantec , divulgado pela agência de notícias Reuters, identificou os cem principais termos de buscas realizadas entre fevereiro e julho por meio do serviço de segurança familiar OnlineFamily.Norton, que monitora o uso da internet entre crianças e adolescentes. O serviço está disponível em inglês, mas pessoas de todos os países podem usá-lo.

A companhia descobriu que o termo mais popular de busca nessa faixa de público foi YouTube, site de vídeos do Google. A estrela da Internet Fred Figglehorn, personagem de ficção cujos vídeos no YouTube são populares entre crianças, aparece na nona posição entre as principais pesquisas online.

O Google é o segundo termo mais popular e o Yahoo aparece na sétima posição. Enquanto isso, o site de redes sociais Facebook ficou em terceiro e o MySpace em quinto.

Mas as palavras "sex" e "porn" também entraram na lista dos 10 termos mais pesquisados, aparecendo nas quarta e sexta posições, respectivamente.

Outros termos populares incluem Michael Jackson, eBay, Wikipedia, a atriz Miley Cyrus, que interpreta a personagem Hannah Montana em um seriado da Disney, Taylor Swift, Webkinz, Club Penguin, e a música "Boom Boom Pow", da banda Black Eyed Peas.

É sempre importante o alerta que a Internet, como qualquer outra mídia não pode ser deixada livremente para crianças e adolescentes. Cabe sim, sempre, um olhar educativo por pais, professores e instituições educativas.

Nenhum comentário: