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24 de agosto de 2009

Avaliação da Aprendizagem: O que? Quando? Como? Por quê?

Para a grande parte dos professores, ou futuros professores, a avaliação da aprendizagem é sempre acompanhada de dúvidas e incertezas e, em muitos casos de incoerências. O professor se encontra diante de exigências internas e externas quanto ao rendimento dos alunos e, por conseguinte à quantificação desse rendimento, ligadas diretamente à reprovação ou aprovação dos mesmos.

Diante deste quadro os atores da escola restringem a avaliação da aprendizagem a um julgamento, a uma classificação, dando um caráter pontual e desvirtuando a sua função. Assim para a escola, os professores e até mesmo os alunos ficam as duvidas: Como avaliar? Porque avaliar? O que e quem deve ser avaliado?

Responder a estas e outras questões, foi um dos objetivos do mini-curso que ofereci na última sexta-feira na Universidade Estadual de Goiás, unidade universitária de Jussara. Aproveito para agradecer a bela recepção que tive e a grande oportunidade de compartilhar da nossa experiência e conhecimento. Segue abaixo os slides e o material de apoio utilizado, inclusive o planejamento da oficina.

Slides clique aqui
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