Páginas

4 de janeiro de 2009

Ano Novo, Ortografia Nova!

O Acordo Ortográfico dos Países de Língua Portuguesa entrou em vigor em 1º de janeiro, introduzindo mudanças no uso do trema, do hífen e na acentuação de palavras. A hora é de esquecer parte das regras aprendidas na escola e se adaptar às modificações, que têm por objetivo unificar a ortografia das oito nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Apesar das mudanças, a grafia de algumas palavras, como "reeleição", deve se manter mesmo contrariando as novas regras, que indicam a separação das letras E consecutivas por hífen. É o que deve ocorrer em casos de uso consagrado, segundo o especialista em lexicografia e membro da Academia Brasileira de Letras Evanildo Bechara, responsável por esclarecer as dúvidas que a reforma suscitar. A lista completa de exceções só deve estar disponível após a publicação do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, prevista para até o fim de fevereiro.

Enquanto isso, é possível ir se acostumando com as novas regras. A Editora Melhoramentos colocou à disposição em seu site uma versão em PDF do Guia Prático da Nova Ortografia Michaelis, elaborado pelo professor e gramático Douglas Tufano.

Guia da Reforma Ortográfica - Editora Melhoramentos

Nenhum comentário: